top of page

UFC lança cartilha sobre vivências da população em situação de rua

Nesta terça-feira (16), o Núcleo de Psicologia Comunitária da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizará o lançamento da cartilha ‘Pessoas em situação de rua: vivências de pobreza, opressões e enfrentamento’, resultado de estudos feitos nas cidades de Fortaleza e Maracanaú, no Ceará, e Umuarama, no Paraná. Uma tentativa de compreender a estigmatizarão da pobreza e os enfrentamentos vivenciados em situações de vulnerabilidade.


A professora titular do Departamento de Psicologia da UFC e coordenadora do Núcleo de Psicologia Comunitária, Verônica Morais Ximenes, explicou que o trabalho, patrocinado pelo CNPq, foi desenvolvido ao longo de 2019 e 2021 por estudantes de graduação e de pós-graduação em psicologia. Eles foram os responsáveis pela aplicação de questionários e entrevistas presenciais e remotas (por causa da pandemia).


“A gente pode abordar vários aspectos, como: os motivos que levaram essas pessoas à situação de rua; a realidade de viver dentro da cidade, na rua. Quando abordamos aspectos relacionados à pobreza, partimos de uma dimensão multidimensional, onde a ela não é encarada somente a partir do ponto de vista da renda. Incorpora outras dimensões como educação, saúde, as dimensões da subjetiva e de direitos”, pontuou.

Os pesquisadores contaram com a ajuda dos equipamentos sociais (Centro Pop da região Central de Fortaleza, de Benfica e o de Maracanaú) para conversar com as pessoas. Em Umuarama, a ONG Promo Também deu suporte.  Um esforço coletivo para transformar um estudo acadêmico em uma linguagem acessível.



Diante dos dados, foi possível observar que a opressão nas ruas está liga aos processos de humilhação, vergonha e discriminação. “A gente também buscou entender os elementos relacionados ao enfrentamento: como essas pessoas, numa condição tão adversa, conseguem sobreviver? E vamos entender as redes de amor, que são os amigos, as políticas públicas, os projetos sociais, até mesmo, as formas de lidar com a realidade através de pequenos trabalhos”, explicou.



O lançamento da cartilha acontecerá das 14h às 17h, no Auditório Rachel de Queiroz – Centro de Humanidades II – UFC (Av. da Universidade, 2762, Fortaleza), contará com a participação das pessoas em situação de rua e de todos os envolvidos na pesquisa. Uma versão impressa será distribuída e também estará disponível (no formato digital) no repositório da UFC, no Instagram e no site do NUCOM.


“Gostaríamos de agradecer as pessoas em situação de rua que participaram desse trabalho respondendo, falando sobre suas vidas. Agradecer aos nossos parceiros, que foram os equipamentos de política pública e a Promo. Agradecer principalmente ao CNPq, que financiou uma pesquisa com essa temática, com a doação de recursos financeiros. E também à UFC, espaço onde desenvolvemos as atividades com nossos alunos”, concluiu.

 

88 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page