top of page

São Paulo: PM impede distribuição de comida para moradores em situação de rua




Voluntários de Organizações Não-Governamentais (ONG) estão sendo impedidas por agentes da Polícia Militar (PM) de entregar comidas a pessoas em situação de rua no Centro da cidade de São Paulo (SP).  O Bom Dia São Paulo, telejornal da Rede Globo, divulgou que são dois casos em menos de uma semana.


No caso da noite desta terça-feira (22), os voluntários estavam distribuindo os alimentos quando a PM informou que, por ordem da Prefeitura de São Paulo, precisaram do Termo de Permissão de Uso (TPU), o mesmo concedido aos ambulantes, após pagamento de uma taxa, para exerceram atividade comercial na região. Na quinta-feira (18), uma situação semelhante aconteceu com voluntários de outra ONG.





Uma dessas ações foi gravada por um aparelho celular. As imagens exibidas pelo telejornal mostram o momento que o militar informa sobre a exigência, mesmo com a negativa do prefeito Ricardo Nunes. A Secretaria da Segurança Pública não se pronunciou sobre o assunto.


Na conversa com o apresentador Rodrigo Bocardi, a jornalista Zela Melo trouxe um dado preocupante, justificando a ação dos voluntários, a repórter disse: “É um trabalho cada vez mais necessário. A gente vê a população em situação de rua aumentando. De acordo com os dados do CadÚnico, 30% do ano passado pra cá e mudando também o perfil. A gente encontra hoje muito mais famílias, inclusive com crianças”.

19 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page