top of page

Porto Alegre: 10 pessoas em situação de vulnerabilidade morrem em incêndio




Um incêndio de grandes promoções atingiu uma pousada no município de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, por voltas das 2h da madrugada desta sexta-feira (26). Até o início da manhã, o Corpo de Bombeiros (CB) somava 10 mortes, 8 pessoas feridas e trabalhava para buscar desaparecidos.


No início da tarde, o Instituto Médico Legal (IML) de Sergipe informou que quatro, dos 10 corpos, foram identificados. Oito estavam carbonizados, dificultando o trabalho dos peritos. A Prefeitura de Porto Alegre informou que das 30 pessoas que estavam hospedadas, 16 eram mantidas pelo Município.


No prédio, localizado na Avenida Farrapos, os quartos eram muitos próximos, facilitando o alastramento das chamas. Com a chegada dos bombeiros, o fogo foi apagado em 2h, mas ainda não se sabe o que teria provocado o incêndio.


Testemunhas relataram que durante o incêndio, algumas pessoas se jogaram do terceiro andar, na tentativa de salvar, e foram socorridas pela comunidade. As vítimas também foram socorridas por equipes do CB e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em seguida, encaminhadas à dois hospitais, quatro delas em estado grave, uma com 20% do corpo queimado.


O Corpo de Bombeiros informou que o prédio não tinha alvará de funcionamento. Já a Prefeitura disse que, na época da licitação, foram apresentados todos os laudos exigidos. O proprietário do imóvel também garante que está tudo legalizado, mas até o início da tarde não havia repassado à Polícia. As investigações continuam.


*Com informações dos veículos G1, Rede Globo e Uol.


Tragédia Anunciada



A página do Instagram do Jornal Boca de Rua publicou um vídeo, na manhã desta sexta-feira, afirmando que o incêndio era uma tragédia anunciada. Eles afirmaram que há anos denunciavam o problema. "As pousadas Garoa são conveniadas com a Prefeitura de Porto Alegre e não têm o mínimo de condições para se viver com dignidade e segurança". O vídeo, o integrante do jornal, identificado como Paulo, fala sobre o assunto. Confira o Vídeo acima.

48 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page