O Natal de Cristina
- 26 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

"Eu nasci numa família de pouco recursos e de muito sacrifício que minha mãe fez para criar todos os filhos. Aconteceram fatos depois que me trouxeram até esse lugar (Freitas Brandão). Quando chega essa data, é diferente e especialmente esse ano porque mudamos de local, dobrei o joelho no corredor e agradeci a Deus por não ter sido colocada na rua. Existe uma expressão que é matriciamento, que significa a pessoa que constitui outra família fora a família sanguínea, é o que eu construí aqui no Freitas".
O relato é da assistente social Cristina Ferreira dos Santos, uma das 50 pessoas em situação de rua da Casa de Passagem Freitas Brandão, localizada no Bairro Suíssa, em Aracaju. Ela foi acolhida há um ano e no dia 23 de dezembro participou da Ceia Natalina no equipamento da alta complexidade da Proteção Social Especial do Sistema Único da Assistência Social (Suas).
A celebração foi na casa nova do Freitas, nos fundos do antigo, localizado no mesmo bairro. Um espaço mais amplo, humanizado respeitando as individualidades e as necessidades de cada um deles.
"O natal é sempre uma data muito especial para o Freitas, porque é uma forma da gente lembrar tudo que nós conquistamos durante todo o ano. São conquistas muito importantes, desde uma certidão do nascimento até reinserção familiar, até um benefício concedido e a retomada de autoestima. Eu sempre digo a eles que não adianta apenas o equipamento assistência social promover essa autonomia, precisa também dá vontade de querer, de fazer parte desse serviço", disse a coordenadora da Casa de Passagem, Kelly Teles.

Para quem está acostumado a viver sem lar e sem um futuro certo, momentos como esse podem reacender a esperança e reforçar a importância de que ninguém deve ser deixado para trás. É um convite a refletir sobre o verdadeiro significado do Natal: o amor ao próximo, a generosidade e o desejo de transformar a realidade de quem mais precisa.
"Muitos deles não têm apoio da família, estão solitários, e nesse momento eles conseguem, com os amigos, com os servidores, ter esse momento de final de ano especial, é um momento de fortalecimento de vínculos comunitários. É uma nova família, é uma extensão da família biológica o convívio com todos os que são acolhidos aqui no Freitas brandão", explicou a secretária da assistência social, Rosária Rabelo
No Freitas eles contam com disponibilização de produtos de higiene e limpeza, toalhas, lençóis, cobertores, colchões e acesso a cinco refeições por dia: café da manhã, almoço, jantar e lanches. Eles também recebem orientações, encaminhamentos e acompanhamentos para cuidados em saúde, confecção de documentos e para programas de transferência de renda.
*Com informações da PMA
Commentaires