top of page
Buscar

Centro Pop de Aracaju não atende à demanda dos usuários

  • 19 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura



O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), administrado pela Secretaria da Assistência Social de Aracaju, funciona na Rua Laranjeiras, 984, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com intervalo 12h às 13h. Na avaliação dos usuários, o ideal seria ter o serviço 24h nos sete dias da semana.


Conforme matéria publicada pela secretaria, no local é possível “guardar seus utensílios, tomar banho, lavar roupas, ter acesso à alimentação, como café da manhã e tickets refeição para almoço e jantar em restaurante popular”.


O Centro “conta com refeitório, banheiros; salas para atendimento psicossocial, leitura e integração social; realização de oficinas; inserção no Cadastro Único para programas sociais do governo federal; encaminhamentos para diversos serviços da rede de políticas públicas, como emissão da carteira de identidade, dentre outros”.


Mas que adianta tudo isso, se nos feriados e finais de semana permanece fechado? Este é o principal questionamento feito pelos assistidos. Eles inclusive afirmam que é comum ficarem sem se alimentar nestes dias e clamam por uma ampliação no horário de atendimento.


Eles também pedem a humanização do espaço, que constantemente é alvo de denúncias sobre a qualidade da alimentação e a infraestrutura problemática, como aconteceu no dia 19 de agosto quando receberam comida estragada no café da manhã. Neste mesmo dia, houve o flagrante de pessoas dormindo nos corredores, em cima de papelões.

Nesta segunda-feira, 16, mais um problema denunciado pelos usuários. O Centro Pop não abriu por causa de uma confusão envolvendo usuários e os funcionários. “Nós estamos à mercê do tempo. Fazer o quê? Esperar por Deus, porque precisamos de um banho à tarde, uma troca de roupa que ficou lá dentro, documentos”, lamentou uma usuária.

A nova gestão de Aracaju precisará focar nas necessidades básicas dessa parcela da população que, segundo resultado preliminar do Censo da População em situação de rua de Aracaju, são mais de 640 pessoas dormindo todos os dias nas calçadas e praças. Entre as urgência estão: ampliação do Centro Pop, colocação de mais uma equipe do Consultório na Rua, criação de vagas no Abrigo Freitas Brandão, criação de programas de capacitação, formação e distribuição de casas. Desafios que precisam de urgência.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page