Aporofobia: Atleticano negro em situação de rua é expulso de jogo na Copa do Brasil
- 12 de ago. de 2024
- 2 min de leitura

No site oficial do Atlético Mineiro o clube reconheceu o erro da equipe de segurança da Arena MRV que no dia 7 de agosto, durante o jogo Atlético x CRB pela Copa do Brasil, retirou no intervalo da partida um torcedor negro que vive em situação de rua.
“Fui eu quem doei o ingresso pra ele. Disse que dorme perto da sede de Lourdes, que às vezes os seguranças da sede até dão café da manhã pra ele. E sempre vai um dia antes dos jogos dormir próximo à Arena, onde um senhor morador sempre dá jantar pra ele”, afirmou Pablo Martins em uma rede social.
O ato reflete mais um comportamento de uma sociedade aporofóbica, que nem sempre consegue entender e respeitar os direitos de cada cidadão, independente da cor e condição econômica.
"Esse torcedor ficou o primeiro tempo todo assistindo o jogo e animando na torcida sem prejudicar ninguém. Porém no intervalo do segundo tempo os seguranças expulsaram por puro preconceito. Presenciamos tudo, ele não fez mal algum pra receber esse tipo de tratamento", disse Diego Martins em uma rede social.
Em tom de desculpas, a nota do clube afirma que as “narrativas eram diversas e as imagens inconclusivas, e por isso pede desculpas pelo ocorrido, não apenas ao próprio torcedor, mas para toda a Massa Atleticana. É dever do Clube zelar para que a Arena MRV seja sempre um espaço democrático. Afinal, o Galo é e sempre será um clube de todos”.
O clube se comprometei através do Instituto Galo fazer o acolhimento social do torcedor em situação de ruía, com o apoio de um assistente social e um psicólogo. “O torcedor será convidado para o próximo jogo do Galo na Arena MRV, dia 17 de agosto, contra o Cuiabá, pelo Campeonato Brasileiro”.
*Foto/vídeo: Reprodução rede social
Comentários