top of page

‘Um novo presente é possível: Defensoria Pública pela superação da situação de rua’


No dia 10 de maio, a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e a Associação Paulista de Defensoras e Defensores Públicos (APADEP) lançaram a Campanha Nacional “Um novo presente é possível: Defensoria Pública pela superação da situação de rua”.


A iniciativa traz o trabalho da Defensoria Pública junto às famílias mais vulneráveis, possibilitando o acesso à direitos (Cível, de Família, Infância, Criminal e entre outros) e o respeito à cidadania das pessoas em situação de rua.


“Estamos chamando atenção não para que no futuro não tenhamos mais os problemas de hoje. Estamos chamando atenção de que precisamos trabalhar no presente para superar a situação de vulnerabilidade enfrentada pelas pessoas em situação de rua. Não é começar amanhã. O trabalho precisa ser feito hoje para que mudemos o presente e superemos essa realidade”, afirmou a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte.

"A população em situação de rua representa o público-alvo da Defensoria Pública em potencial pela sua extrema situação de vulnerabilidade e que envolve várias áreas de atuação, como acesso à saúde, moradia digna e documentação”, disse o presidente da APADEP, Rafael Galati. 

 “As pessoas ainda não reconhecem a população em situação de rua. Por isso, agradeço à Defensoria Pública por trazer esta pauta e nos tirar, de um lado, da invisibilidade. Ainda bem que temos uma Defensoria Pública que luta por nossos direitos”, afirmou o coordenador do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para População em Situação de Rua (CIAMP-RUA), Anderson Lopes.

Durante o evento, houve apresentação do grupo “Pagode na Lata” (coletivo que utiliza a música como instrumento de geração de renda e redução de danos na região da "Cracolândia"); falas do Movimento Nacional da População de Rua; oficina temática de apresentação e debate da cartilha da Campanha Nacional;  e um mutirão de atendimento jurídico à população em situação de rua.

O lançamento reuniu mais de 200 pessoas na Ação Social Franciscana, Chá do Padre (SEFRAS), um espaço que há mais de 20 anos acolhe pessoas nestas condições, no centro de São Paulo (SP).


“Nosso espaço visa buscar suporte para a população em situação de rua. Somos um local de fraternidade e de acolhimento. Nosso trabalho alcance três fundamentos que é acolher, cuidar e defender. E saibam que defender não é uma tarefa fácil. Por isso, a parceria da Defensoria nessa pauta é essencial”, agradeceu o responsável pela Casa, Frei José.

______

Fale com nossa redação: 79 9 9962-6035 ou e-mail/PIX quevemdasruasjor@yahoo.com.br.



14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page